data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Assessoria de Comunicação do Husm
UTI será instalada no pronto-socorro do Husm
Os 10 leitos de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) no Hospital Universitário de Santa Maria (Husm) que foram anunciados pelo Estado ainda no dia 17 deste mês ainda contam apenas com camas do mobiliário do próprio hospital. O principal objetivo é assistir eventuais pacientes com quadros graves da Covid -19. A viabilização do espaço ocorreu por meio do Plano de Ação e Contingência que define estratégias no RS. Para que pacientes possam ser internados e o local funcione, de fato, como uma UTI é preciso que os kits (veja abaixo) para cada leito sejam trazidos ao hospital. Os novos leitos serão instalados no Pronto-Socorro.
Moradores dos bairros vivem nova rotina em meio à pandemia
Na última sexta-feira, A Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) informou, por meio de nota, que a responsabilidade de envio dos kits é do Estado. Também esclareceu que monitora a situação de medicamentos e equipamentos de todos hospitais da rede. Na terça, a Assessoria de Comunicação da Secretaria Estadual de Saúde limitou-se a responder por e-mail: "a previsão é de que estes equipamento cheguem ao Estado ainda esta semana. Assim que chegarem, estaremos publicando matéria em nosso site."
Está com suspeita de coronavírus? Saiba onde procurar ajuda em Santa Maria
Na tarde desta quarta-feira, João Batista, gerente administrativo do Husm, também afirmou que aguarda os materiais até o fim desta semana. O nome da empresa responsável pelo serviço não foi divulgada.
O que chega nos kits para as UTIs
- 10 camas (de UTI)
- 10 monitores
- 10 ventiladores pulmonares
- 40 bombas infusoras parenterais
- 10 bombas enterais
- 2 cardioversores
- 2 eletrocardiógrafos
- 2 carros de parada (que incluem equipamentos para ressuscitação como desfibriladores)